Jogos de interpretação e RPG como fomento cultural

RPGWorld

Onde a sua Diversão vira Experiência!

Apresentação

O RPGWorld tem como missão fomentar o RPG e a cultura através do uso de espaços públicos através e eventos divertidos, acessíveis e livres para todos os públicos.

Você não sabe o que é RPG? Click AQUI: https://rpgworldsite.wordpress.com/portfolio/eventos-rpgworld/

Atuamos no meio dos jogos de RPG, divulgando boas e novas práticas, incentivando jogadores novatos e veteranos, buscando conectar produtores e consumidores. Produzimos e participamos de eventos de jogos na Baixada Fluminense, ocupando espaços culturais, como bibliotecas, laboratórios de colaboração, SESCs, museus, além de participar de diversos outros eventos. Fornecemos como produto de entretenimento uma mídia extremamente inclusiva, normalmente restrita a núcleos mais abastados, associados a lojas especializadas de jogos ou produtos importados.

Em nossas reuniões, pessoas de todas as idades participam de mesas jogos de contar histórias e, usando a imaginação, constroem de forma colaborativa uma narrativa única e emergente. Além de aguçar a criatividade, trabalho em grupo e estimular a prática da leitura e escrita, estas reuniões trazem pessoas para esses centros culturais, agregando a eles os conceitos de um local de divertido, confortável e receptivo. Veja mais fotos dos nossos eventos no nosso face:

Objetivos:

Criar uma Ação Social totalmente gratuita para os participantes se entreterem com jogos interpretativos, literários, laboratórios e práticas lúdicas altamente imersivas

– Criar oportunidades para os visitantes conhecerem o RPG e se divertirem jogando.

– Levar para onde formos uma referência de eventos que só costuma acontecer em grandes centros de convenções, com mesas de atividades interativas.

– Interagir com o público em todas as atividades, colocando-o no centro da experiência, adicionar todas as vozes às histórias.

– Estimular a produção criativa e intelectual, além de todos os benefícios da prática do RPG formando novos praticantes que vão espalhar para seus nichos os conhecimentos e vivências adquiridos.

– Construir uma atmosfera amigável, receptiva, onde qualquer pessoa é alentada a integrar os eventos locais.

– Estabelecer o vínculo dos visitantes e com o local, derivado da prática lúdica e Renovar o público que comparece ao local, trazendo novas pessoas e uma nova imagem do espaço.

– Deixar um Legado de Referência como ambiente Lúdico e Divertido nos locais onde levarmos o RPG.

Público alvo:

  • Jogadores: Interessados em jogos analógicos, literários ou contação de histórias, além de jogadores de RPG.
  • Famílias: Pais com filhos, jovens e adultos são os principais públicos, embora não haja nenhum tipo de restrição, havendo o incentivo de participação de crianças à idosos.
  • Excursões escolares: estudantes, professores também são frequentadores corriqueiros.
  • Produtores: Criadores de conteúdo lúdico, científico, quadrinhos, divulgadores culturais, escritores, poetas, artesãos e de conteúdo lúdico, científico. Incentivadores de cultura regional e nacional.
  • Empresas: Editoras de jogos analógicos, livros, quadrinho, influenciadores da mídia social e expositores.
  • Marcas: Patrocinadores que desejem integrar à sua imagem ação social, diversão e cultura.
  • Espaços públicos: Novos usuários ou Nova imagem do espaço, com diversão, jogabilidade e aceitabilidade. Curiosos, novatos e outros.

Caso de sucesso:

Nos dias 16 e 17 de novembro de 2019 realizamos o Duque de Cultura – https://www.facebook.com/events/408119633135595/. Um evento multicultural que misturou RPG, artesanato, jogos de tabuleiro, Desenho, abayomi, combate simulados, oficinas de contação de história, fuxico, crochê, feltro e muito mais, tudo completamente gratuito para todas as pessoas, como proposta de renovação cultural de Duque de Caixas!

Formato dos Eventos:

Nossos eventos são muito flexíveis, com horário entre 4 e 8 horas, podendo ter oficinas e palestras, jogos de RPG e outros correlatos, sorteios e exposições. Todas as mesas e oficinas do evento são planejadas para durar o tempo do evento, dessa forma, todos os participantes do evento terão oportunidade de envolver-se com alguma parte do evento.

Antes de começarem as mesas de RPG, podem haver outras atividades de acordo com o que for contratado, como Palestras de desenvolvedores de jogos, Laboratórios de criação de histórias, roteiros, cenários, sistemas e/ou outros, todas as atividades de até 1:30h de duração.

Nossos mestres da casa, convidados ou parceiros são jogadores de longa data, alguns deles produtores de materiais da área que tem experiência em lidar com jogadores de diversas faixas etárias e sempre buscam criar uma boa experiência para nossos eventos. Entre as suas atribuições:

  • Ensinam a jogar RPG e guiam os jogadores através de sistemas de RPG.
  • Mediam obstáculos e conflito instigando a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Utilizam técnicas de narração para engajamento com os cenários descritos.
  • Interpretam personagens, monstros e situações únicas e divertidas.
  • Observam as expectativas e respostas dos jogadores adaptando as histórias, climas e tons.
  • Criam e conduzem narrativas compartilhadas.
  • Cada mesa terá uma atividade, para até 6 pessoas, mas o mestre pode avaliar alterar este número
  • Mestres convidados ou parceiros podem apresentar também seus produtos e fazer vendas ou propagandas, desde que na execução do evento não seja cobrado nada dos participantes e sua vitrine não tome tempo excessivo.

Equipe:

  • Mestre de Cerimônias: Recepciona os participantes, explica sobre o RPG, apresenta as atrações, tira dúvidas e conduz o evento.
  • Mestre da Casa: Condutor de algumas atividades do evento, em especial as mesas de RPG.
  • Mestre Convidado: Parceiros que trazem seu trabalho para divulgação, conduzindo alguma mesa ou laboratório.
  • Mestres Espontâneos e Formados: Terceiros interessados em contar histórias, previamente aprovados.
  • Equipe de Apoio e Manutenção: Equipe disponibilizada pelo Local do evento.

Necessidades:

  • Local coberto e fresco, sem tumulto, preferencialmente com pouco barulho. Sala com ar-condicionado são ideais, mas não imprescindíveis.
  • Mesas, cadeiras, para cada atração, pelo menos três mesa e seis cadeiras para cada mesa. Acesso à internet e impressora são diferenciais.
  • Papéis, lápis, borrachas e dados são levados pelos mestres para suas mesas, mas caso apareçam mestres espontâneos, recomendamos ter no local kits de uso.
  • Banheiros e bebedouros. Caso o local tenha lanchonete, informar se vai estar aberta.
  • Acesso facilitado ao local. Informações de Estacionamentos, rodoviárias, pontos de ônibus, estações de trem e metrô, as formas de acesso especiais também.
  • Não aceitamos de forma nenhuma durante as nossas mesas demonstrações de qualquer tipo de preconceito, constrangimento ao próximo. Caso algum jogador se sinta mal durante as narrativas, isto deve ser comunicado para que seja tomada alguma atitude.

Divulgação:

  • Através de redes sociais, em fóruns, grupos, parceiros do meio e páginas associadas.
  • Através dos eventos já estabelecidos e que já ocorrem com periodicidade regular.
  • Através de parceiros influenciadores e criadores de conteúdo.
  • Aceitamos a encomenda postagens pagas, criação de banners e folders para divulgação.
  • Podemos terceirizar a cobertura do evento, com publicação de vídeos e fotos.
  • Aceitamos a encomenda de inscrições personalizadas, identificações e outros materiais com identidade visual.

Parcerias:

  • Parceiro Local – Empréstimo de local adequado e equipe de apoio para arrumação das mesas.
  • Parceiro Expositor – Mestre ou Palestrante que vem divulgar seu trabalho através das mesas.
  • Parceiro Divulgador – Enviando brindes para sua divulgação e sorteio para os participantes
  • Parceiro Influenciador – Realizar a Fotografia e Filmagem, além de edição e postagem.
  • Parceiro Padrinho – Marcas que queiram participar do Evento podem fazer nas situações:
    • Adotar um expositor, custando passagens, alimentação e custos diversos. Este expositor se encarregará de apresentar a marca e eventualmente fazer sua publicidade.
    • Caridade ao apoiar projetos hoje parceiros do RPGWorld, como o RPG solidário, que ajuda crianças em situação de risco a participar destes eventos, jogando uma luz sobre o tema.
    • Suporte ao evento através de doações para facilitar a participação no evento, como passagens, alimentação e outros.
    • Incentivo à cultura, com a assunção da responsabilidade de custos de produção e divulgação como banners, anúncios em redes sociais, folders, empréstimo ou aluguel de mesas e stands.

Contrato:

Entre em contato conosco para pedir uma proposta de Evento!

Eventos RPGWorld

O que é o RPGWorld?

Iniciado como um blog com a proposta de divulgar boas e novas práticas do RPG com o tempo englobou diversos tipos de conteúdo e hoje nos conceituamos como Fomentadores de RPG!

Projeto RPGWorld

O que é o RPG?

Existem diversas definições e formas de pensar e praticar RPG, mas de uma forma bem simples é um jogo de interpretar personagens. Gostamos de conceituar o RPG como um jogo de contar histórias que não tem um roteiro definido, onde pessoas interpretam personagens usando a imaginação e constroem de forma colaborativa uma narrativa única.

Para mais informações do que é RPG e dos seus elementos, visite nossa home page, ou nosso Facebook: https://pt-br.facebook.com/rpgworldsite/

Como se joga RPG?

Existem diversas formas e modelos e cada jogo possui um grupo de regras específico, mas o mais tradicional requer duas ou mais pessoas, onde uma ou mais delas são os Jogadores e uma pessoa é o Mestre. Os Jogadores interpretam os protagonistas da história, cada um com habilidades e objetivos específicos e o Mestre interpreta o resto, propondo desafios, interpretando outros personagens e monstros, além de ele de conduzir os acontecimentos da história que está sendo contada, utilizando o sistema de regras para resolver os conflitos.

Em nosso site falamos sobre Mestres, Jogadores, Sistemas, Cenários, Formas de Jogar e diversos outros assuntos relacionados ao RPG e em nossos eventos, ensinamos novatos a jogar.

Como eu começo a jogar?

Para jogar RPG você vai precisar de um Sistema de regras e algumas pessoas. Com uma pesquisa simples no Google você encontra diversos em português e de graça. É legal que todos que forem jogar conheçam as regras do sistema, mas é obrigatório apenas que o mestre o domine. Além disso, você vai precisar de algumas pessoas, com amigos é muito divertido, mas você pode jogar com quaisquer pessoas que se interessem, não há limite. Vocês podem jogar fisicamente, se reunindo ou via internet, através de chats de voz, por escrito ou em vídeo conferências. Depois de definidos os jogadores, o Sistema, a forma como vão jogar, dia e hora, cada um vai usar os materiais que o sistema pede, em geral fichas e dados, e começar o jogo.

Nós sugerimos para uma experiência mais imersiva, que você reúna entre 3 e 6 pessoas, para jogarem pessoalmente, em um local calmo, com mesas e cadeiras para todos conversar e o material ficar em disponível em cima das mesas. Esse é o modelo clássico de jogar RPG, mas não o único. Se quiser ver um pouco como funciona, em nosso site, temos os relatos de todos os eventos que produzimos.

O que eu preciso comprar para jogar?

Nada em princípio. O RPG não requer o investimento em compras, você não precisa comprar nada para contar histórias, porém diversos Sistemas exigem que você tenha pelo menos o seu manual, algumas folhas de papel e alguns dados. O manual para esclarecer as regras, os papeis para anotar os dados do jogo e os dados para adicionar elementos aleatórios ou decidir situações sem que haja um conflito entre os participantes, relegando à sorte a decisão. Não são só estes materiais, alguns sistemas pedem miniaturas, dados diferentes, mapas, mil coisas para ajudar no esclarecimento das regras ou no aprofundamento da história. No fim das contas, cabe aos jogadores decidirem o quanto querem investir no RPG que vão jogar. No nosso site explicamos sobre alguns sistemas e quais foram jogados nos nossos eventos, dê uma olhada.

Quais os Benefícios do RPG?

Como prática lúdica o RPG possui diversos benefícios para seus participantes, podendo ser utilizado como ferramenta educativa, estímulo do convívio social, fortalecedor do trabalho em equipe, desenvolvedor de empatia, raciocínio lógico e criativo, auxílio na decisão e resolução de problemas. Uma das poucas atividades que estimula os dois lados do cérebro, junto com o estímulo à leitura, enriquece e desperta o interesse dos envolvidos na busca por conhecimentos para a utilização no jogo.

Outro uso para o RPG é o clínico. Diversos estudos estão sendo realizados e já mostram a melhora na qualidade de vida de praticantes de RPG que trazem a tona discussões importantes para o amadurecimento pessoal, como lidar com a morte, diferenças culturais, enfrentar situações terríveis e diversos outros. Pacientes submetidos a práticas desse jogo apresentam redução significativa de sintomas de Depressão, Desesperança e Ansiedade.

Como são esses Eventos de RPG?

Nossos eventos são modulares e procuram se adequar aos espaços que temos, mas algumas coisas são recorrentes:

– Nossas Mesas de RPG: sempre temos mesas com RPG sendo jogado, sem restrições de nenhuma espécie.

– Mesas de RPG de convidados: Convidamos nossos jogadores e outros interessados a levar suas mesas de RPG para nossos eventos, para conheçam novos jogadores, pratiquem o que aprenderam e exponham seus materiais.

– Mesas de RPG de parceiros: Alguns de nossos parceiros, como a Lampião Gamem Studio, levam para nossos eventos seus RPGs para que os jogadores tenham a chance de conhecer seus jogos antes de comprar e que possam bater um papo com os autores desses jogos!

– Jogos de Contar histórias: Existem jogos de contar histórias que não são considerados como RPG, mas gostamos de levar eles.

– Workshops: Fazemos um bate-papo com os participantes dos eventos explicando elementos de RPG, conversando sobre comportamento em jogo, como funciona o acordo social de jogar, limites de temas e assuntos relevantes abordando RPG.

– Palestras: Nós ou nossos convidados expomos de forma didática o RPG em suas vertentes como Educação, Saúde, Mercado, Literatura e outros assuntos técnicos.

– Oficinas para Novatos: Ensinamos novatos a jogar RPG, apresentando sistemas, explicando regras, damos treinamento para Mestrar com um pouco sobre Design de jogos e técnicas de Narração.

– Espaço de Patrocinadores: Com oficinas, amostras, material para sorteio, até mesmo minicursos. Já tivemos eventos com leitura de poesia, criação de miniaturas, amostras de quadrinhos e muito mais.

– Para jogar RPG conosco, basta sentar-se à mesa onde vai ocorrer a partida antes que ela comece e fazer uma ficha para seu personagem. Nossos mestres vão te ensinar a jogar RPG, caso você não saiba, e você não precisa levar nada, comprar nada e nem pagar ao Mestre.

Veja Nossos Eventos: https://rpgworldsite.wordpress.com/tag/evento/

Quais eventos vocês estão fazendo?

Nós da RPGWorld produzimos mensalmente Eventos de RPG no Rio de Janeiro desde 2017, em especial na Baixada Fluminense, buscando espaços culturais com infraestrutura adequada para comportar mesas de RPG. Entre as parcerias mais antigas temos um espaço de Coworking no Shopping Grande Rio em São João de Meriti e Biblioteca Municipal de Duque de Caxias, mas já levamos o RPG para hamburguerias, praças de alimentação, para eventos literários, museus e onde quer que sejamos chamados e seja possível. Fechamos este ano de 2019 uma pareceria com o SESC de São João de Meriti 13 eventos de maio até novembro!

– Mensalmente: Espaço Laboratório de Colaboração – Shopping Grande Rio, desde 2017 e Espaço Gibiteca – Biblioteca Municipal Governador Leonel Brizola, desde 2018

– Quinzenalmente: Biblioteca SESC São João de Meriti, desde 2019

– Eventos Especiais: RPG no Museu Ciência e Vida, Dia Mundial da Criatividade, Gibiteca Carpalhau, 150 anos de Quadrinhos no Brasil, Virada nerd 2018, LiteraCaxias, Aventuras na Taverna,

O que os nossos mestres fazem?

Nossos mestres da casa e convidados ou parceiros são jogadores de longa data, alguns deles produtores de materiais da área que tem experiência em lidar com jogadores de diversas faixas etárias e sempre buscam criar uma boa experiência para nossos eventos. Entre as suas atribuições:

– Ensinam a jogar RPG e guiam os jogadores através de sistemas de RPG.

– Mediam obstáculos e conflito instigando a criatividade e o trabalho em grupo.

– Utilizam técnicas de narração para engajamento com os cenários descritos.

– Interpretam personagens, monstros e situações únicas e divertidas.

– Observam as expectativas e respostas dos jogadores adaptando as histórias, climas e tons.

– Criam e conduzem narrativas compartilhadas.

Qual a Estrutura dos Eventos?

Nossos eventos adaptáveis para se adequar a cada tipo de experiência necessária:

– Faixa Etária: Podemos levar mesas de RPG apenas para crianças, para públicos adolescentes ou para públicos adultos.

– Temática: Os temas e sistemas de RPG podem ser combinados com antecedência, porém nós nos reservamos o direito de negar a produção de Eventos de RPG com temas contrários à nossa visão.

– Horário: Nossos eventos têm duração mínima de duas horas e máxima de 8 horas, podendo ter um intervalo e mais de um tipo de atividade, como Mesas de RPG e Workshps ou Palestras, Mesas e Jogos de contar histórias.

– Espaço: Para a produção de Eventos de RPG precisamos de um local confortável, coberto e fresco, sem tumulto, com pouco barulho, mesas, cadeiras. Embora não seja imprescindível, ambiente com ar condicionado, impressora, papel e fácil acesso ao local também são importantes. OBS.: Ainda não fazemos eventos virtuais.

– Material: Nós sempre levamos fichas, papeis, dados, lápis e livros para os jogos que são combinados nos eventos, mas podemos utilizar os materiais do local caso seja combinado previamente.

– Divulgação: Através dos nossos sites e dos nossos parceiros divulgamos os eventos, chamando jogadores a participar, atuando diretamente junto à comunidade do RPG.

– Normas de Conduta: Não aceitamos de forma nenhuma durante as nossas mesas demonstrações de qualquer tipo de preconceito, constrangimento ao próximo. Caso algum jogador se sinta mal durante as narrativas, isto deve ser comunicado para que seja tomada alguma atitude. Durante as mesas nossos mestres não aceitarão qualquer tipo de pagamento, oferta de álcool e podem se retirar do jogo caso sejam constrangidos.

Em breve mais novidades. Para maiores detalhes, entrem em contato!