Jogamos Desmortos

Morrer é só o começo, sangue é moeda e prazer, apostar a vida é combater, TUDO é uma questão de poder e status.

Na edição de junho do RPG na Biblioteca, experimentos o recém lançado jogo chamado Desmortos, um RPG focado nas intrigas e jogos de poder de vampiros que coabitam uma cidade. Voltando um pouco no tempo, durante a década de 90, um jogo da linha Storyteller fez um super sucesso – e ainda faz, em especial no Brasil, chamado Vampiro, A Máscara. Desmortos é uma releitura e uma homenagem a alguns dos elementos que mais faziam sucesso nesse jogo, mas de uma perspectiva simples e focada, que só a AWE permite.

35240473_2104380713162594_6008068147934920704_n

O formato do livro é A5, mais confortável de ler em pdf e com uma arte incrível, em preto e branco, sombria e com toda a impressão macabra que o tema de predadores pede. O sistema segue os moldes de jogos que usam a AWE, mas não utiliza dados, devendo os jogadores manipular seus recursos: Dívidas e Sangue, através de intrigas, manipulações, influências e seus poderes. Porém os jogadores devem prestar atenção à sua Humanidade e seu Status, os dois outros elementos a serem gerenciados e que são focos dos jogadores, não se entregar à besta interior, enquanto conquista e mantém sua posição neste tabuleiro de xadrez social.

36630727_2074124845982859_3943062376122679296_n

Uma inovação interessante é a de movimentos de Legado, que brincam, modificam e transformam as lendas a respeito do vampirismo, podendo criar novos poderes, novas fraquezas, novas formas e fomes, sendo capaz de emular quase toda a forma de vampiros que se pode criar, brilhando no sol, alérgicos a ouro, que entram em espelhos, só limitado pela sua criatividade.

36558249_1485117968260245_4835174641674747904_n

Outra inovação interessante é a divisão do jogo em dois tempos, jogo silencioso e jogo noturno, o primeiro emulando as eras em que as manipulações e  jogos de poder se desenrolam e o outro narrando a noite em que a intriga se torna conflito e o status quo muda.

des

Existem outros elementos interessantes, como as cartilhas, os territórios de caça, a importância e formato dos relacionamentos e das comunidades, mas isso é para ser lido e experimentado, procure pelo livro lançado pela editora Fábrica aqui no Brasil.

35476945_2140731646156073_3668215955583926272_n

Testamos o jogo no nosso evento como dissemos no começo, uma partida com duas noites e um jogo silencioso no meio, onde tudo poderia acontecer e os jogadores conseguiram mudar o status quo do cenário com cartadas maravilhosas. Estranhamos um pouco a velocidade das decisões e de suas consequências terríveis, combates são resolvidos de forma rápida e mortal e as manipulações nas sombras são muito valorizadas e foco central de mecânica. Pode ser um pouco impactante para quem nunca jogou nada do tipo antes, mas vicia rapidamente!

Dúvidas e sugestões entrem em contato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s