Por que devemos Fomentar o RPG?

O que significa RPG? Sem traduzir de forma literal o significado e sem querer ser determinista e fechar todos os significados particulares do RPG, podemos dizer que RPG significa jogo de interpretar.

Esse termo é usado para determinação de jogos em que uma pessoa interpreta um ou mais personagens, acompanhando uma determinada história, variando desde simplesmente acompanhar o desfecho da mesma, ou influenciar os acontecimentos e tornar aquela partida uma experiência única e impossível de ser repetida.

Resultado de imagem para role playing game

Existem tipos de RPG? Sim e cada vez mais divisões e subdivisões. Podemos dividir entre eletrônico e analógico, individual ou coletivo, colaborativo ou determinista, podemos ainda dividir por sistemas, cenários onde as histórias são contadas, formas de narração da história e mais quantas nomenclaturas quanto a imaginação humana é capaz de inventar. Em geral, estas divisões de tipos servem para guiar os participantes e guiar as escolhas de experiências de cada um. Um jogador iniciante pode saber que existe apenas o RPG de computador e o de mesa (eletrônico e analógico), enquanto que um jogador mais experiente pode dividir entre sistemas como Storytelling, D&D e AWE.

Quem pode jogar RPG? Qualquer um com capacidade de interação e imaginação, não havendo limitação para pessoas com deficiências, pois para pessoas com deficiências auditivas, de fala ou visuais, poderiam se utilizar de modalidades via chamada de voz, por fóruns escritos, ao vivo por linguagem de sinais, ou usando elementos em braile, para uma pessoa com deficiência física, existem as versões eletrônicas, pessoas com alguns níveis de paralisia cerebral também podem participar nos modelos sugeridos anteriormente, além de diversas outras formas que nem mesmo nós imaginamos. A regra é simples, se a pessoa tem capacidade de contar (não necessariamente falando) uma história, ela pode jogar RPG.

O que eu preciso para poder jogar? Pelo menos uma pessoa para contar uma história e regras para que a mesma seja contada. Na modalidade individual, por exemplo, um vídeo game, computador, livro, ou jogo de tabuleiro, podem trazer as regras e histórias para serem contadas. Para um grupo, estes mesmos elementos podem ser usados, mas também regras criadas entre os participantes, como turnos para a contação da história, ou tempo para cada um contar uma parte, ou a introdução de um elemento aleatório para determinar a ordem, entre diversos outros. Tradicionalmente é utilizado um sistema de regras que pode ser traduzido em fichas para cada participante que assume um personagem em jogo, exceto um dos mesmos que irá interpretar os elementos do cenário, outros personagens e oferecer desafios para a história, além de um elemento de aleatoriedade, normalmente um dado, que faz com que os eventos aconteçam de forma aleatória, dando um toque de surpresa ao que pode acontecer.

Ainda sobre o que é preciso para jogar, indicamos sempre que se leia os rpgs que existem e escolha um material para te ajudar. Exemplo.: Nós da RPGWorld, gostamos do AWE, então, lemos os jogos deste sistema, como por exemplo Sombras Urbanas e para jogarmos precisamos do livro de regras, fichas, papeis para anotação, lápis borracha e alguns dados comuns. Porém, poderíamos alterar estes materiais caso não tivéssemos algum, como cartas ou moedas, ou ainda disputas de jokenpo no lugar de dados. No lugar de fichas em papel, poderíamos usar anotações em programas de computador, contas em formatos e cores diferentes e por ai vai.

Dwarven Stone Hybrid Dice (Hematite) Note: This dice set is hand crafted from real stone....

O RPG é bom para as pessoas? É sim, pois ele agrega vários benefícios aos seus praticantes, como a criatividade necessária para inventar as histórias, a melhora na linguagem, a socialização e capacidade de atuar em conjunto quando jogado em grupos, além das melhorias de capacidade de argumentação, diplomacia, tomada de decisão e empatia. Podemos elencar também a diminuição da timidez, desenvolvimento das capacidades de improvisação e enfrentamento de problemas reais em um ambiente controlado, pensamento crítico necessário para superar os obstáculos em jogo e capacidade de ver problemas em perspectivas diferentes. As matérias do currículo acadêmico também são valorizadas, pois é necessário, escrever, interpretar, recontar, resumir, somar, planejar, mapear terrenos, desenvolver economias, história, clima, religião e diversos outros elementos que podem ser trazidos a jogo de acordo com o cenário e objetivos daquela história. Obviamente, porque é divertido viver as histórias dos filmes, jogos e livros, com você escolhendo o final.  Gostamos muito da matéria neste link sobre este tema.

Por que devemos Fomentar o RPG? Fomentar pode ser definido como cercar algo de cuidados para criar, fazer crescer, estimular, etc. A ideia é essa mesma, pegar esta prática antiga, lúdica, de fácil implementação, capaz de divertir e ensinar, acessível a um contingente enorme e … espalhar. Experimentar, divulgar e desenvolver. Leia e experimente diversos formatos de RPG; mostre aos seus amigos, filhos, pais, colegas, alunos, conhecidos, desconhecidos em eventos de RPG; Crie o seu personagem, a sua vila, o seu mundo os seus monstros, o seu sistema, as suas regras e depois compartilhe, receba o retorno, faça melhorias, dê dicas e faça crescer este passatempo. Agora, tudo dentro do seu limite, se você não quer criar e é tímido para divulgar, faça como pode, jogue, se divirta e estimule os seus colegas jogadores a jogar, apoie quem cria e divulga, incentive um autor com um elogio, ou sem cometer pirataria. Tudo isso é fomentar. Devemos cultivar tudo o que for bom e coibir o que for ruim tudo na nossa vida e com o RPG não é diferente.

Imagem relacionada

Contamos com você! Dúvidas, sugestões e dicas, entrem em contato!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s