Aventuras Ancestrais – Quando cartas, história e RPG se encontram

O que dizer desta pérola criada nas terras tupiniquins? Tudo de bom! Assim como outros jogos que usam a AWE Aventuras ancestrais é um jogo de criação de histórias colaborativas, porém diferente dos outros formatos que conhecemos até agora, este usa cartas como elemento principal.

25c81_r7bieg.png

Sobre o jogo, ele é ambientado na terra do Grande Rio, 10 mil anos atrás, onde os personagens da pré história viviam e se aventuravam, tentando sobreviver e progredir, suas histórias ficaram para sempre gravadas nas paredes das cavernas que habitavam.

Criado pelo Historiart, Aventuras Ancestrais é de autoria do professor Diego Azevedo, ilustradopor Jefferson Oliveira, baseado no sítio arqueológico de Xique-Xique 2 no Rio Grande do Norte, começou seus estudos em 2014 para usar as pinturas encontradas e com elas produzir narrativas históricas e lúdicas. O jogo está saindo pela Game Maker, links no final da matéria.

28059118_1692448814134702_8415809269800996835_n

Entre as modalidades do jogo de cartas tem a modalidade RPG que usa de forma magistral os elementos da Apocalypse Engine:

  • Cartas: Existem 57 cartas de ação, 14 cartas de personagem e 7 de movimentos básicos. Cada carta possui um naipe (característica), um valor de corte (Vitalidade), uma hierarquia (Valor que varia de 1-13) e um título, além de uma linda imagem que trás toda a ambientação para o jogo.
  • Personagens: Cada jogador escolhe uma carta para seu personagem entre os arquétipos disponíveis, como caçador, pintor e pajé, além disso, puxa mais duas 2 cartas do baralho com naipes diferentes do naipe da sua carta, estes naipes são as características que vamos falar a seguir
  • Características: Existem quatro características, aqui chamadas de naipe, que representam ideias gerais sobre um mesmo tema Cada carta tem um naipe e um jogador tem 3 naipes, podendo fazer movimentos usando apenas estas 3 dentre as 4 características:
    • Garra – representando coragem, força e violência,
    • Flecha – representando destreza, mira e velocidade,
    • Foco – representando concentração e racionalidade,
    • Selva – representando sabedoria, negociação e natureza.
  • Desafio: é um problema escolhido ou sorteado pelo mestre e apresentado aos jogadores utilizando a imagem de uma carta ou conjunto de cartas. Cada carta tem um valor de Corte, que somadas representam a Vitalidade dos desafios e o valor de dano que é causado quando um personagem ataca ou é atacado por um desafio, sendo que é necessário tirar toda a vitalidade de um desafio para superá-lo.
    • Rótulo: Os desafios possuem rótulos, palavras que definem sua forma de agir e suas capacidades e habilidades, como ágil, forte, inteligente, grande ou astuto.
    • Instintos: Algo que define o objetivo e a essência daquele desafio, sua motivação e o que o move.
    • Movimentos: Poderes ou habilidades especiais que aquele desafio possui que não é descrito pelos movimentos básicos ou ainda que é sobrenatural ou monstruoso.
    • Obstáculos, uma das cartas de um conjunto que pode significar um problema que precisa superado antes do problema ser enfrentado.
    • Grande lição: um aprendizado que os sobreviventes adquirem ao superar um desafio, podendo ser represando por uma das cartas do grupo do desafio.
  • Rolagens (O puxar das cartas): Ao invés de rolagens, quando o mestre apresentar um desafio, os jogadores descrevem narrativamente como vão resolver o problema e engatilham um movimento básico ou de personagens. Ao fazer um movimento, um jogador saca do baralho uma quantidade de cartas igual ao valor de Corte que a sua carta do naipe do movimento possui. A carta com maior valor é escolhida e uma solução relacionada à imagem da carta. Aqui aplica-se o mesmo sistema dos jogos PbtA, 6 ou- falha, 7-9 sucesso com condições, 10 ou + sucesso total.
    • Baralho: As cartas sacadas e usadas na movimentação são colocadas em uma pilha de descarte e são recolocadas em jogo caso haja necessidade.
  • Fases de Vitalidade: O que acontece se o personagem de ferir? Simples, você vira a carte 90 graus em sentido horário, deixando ela de lado e você estará prejudicado. A cada novo ferimento, mais uma virada é feita, adicionando debilidades ao mesmo. Se a quantidade de viradas superar o Corte daquela carta, aquele atributo é perdido, se todos os atributos forem perdidos, o personagem morre ou algo pior….
  • Outras coisas super legais: Existe ainda a evolução do personagem, equipamentos, companheiro inseparável, módulo inspirando em “Sim Mestre das Trevas” e outras coisas, mas achamos legal você jogar para descobrir!

Esperamos que todos experimentem e divulguem este jogo e que se coloquem na pele de seus ancestrais em busca de aventuras e sobrevivência.

photo49836220219843972781-e1520790648975

Conheça a página do jogo e onde comprar:

Gostou da matéria? Quer nos dar a sua impressão do jogo? Entre em contato conosco e nos fale sobre como jogou e o que gostou!

2 comentários sobre “Aventuras Ancestrais – Quando cartas, história e RPG se encontram

  1. Pingback: Sim Mestre das Trevas e RPG | RPGWorldsite

  2. Pingback: Aventuras nas mídias – Aventuras Ancestrais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s