Cartel – Dorgas e Drama!

Em 2018 haverá um financiamento coletivo para o jogo Cartel, um Hack que usa a AWE, como Dungeon World ou MonsterHearts. Para instigar seus jogadores e dar uma prévia do que nos espera, seus autores fizeram um resumo do jogo, em poucas páginas, com tudo o que você precisa para poder começar a entrar neste cenário.

Resultado de imagem para cartel magpie

Mas onde estamos entrando? No mundo da guerra das drogas! Você vai interpretar pessoas comuns atoladas em drogas, dinheiro e violência em um cenário mexicano, ligadas entre si por seus relacionamentos com o Cartel as vezes aliados e as vezes inimigos. Assim como o mencionado MonsterHearts, Cartel foca no drama dos personagens e suas interações, nas suas buscas por vidas melhores em um lugar dominado pelas drogas.

Entre as possibilidades de interpretação, foram liberados 6 Cartilhas, fichas de personagens para o jogador entrar no clima, como o cozinheiro das drogas, a esposa guardiã da família, policial corrupto, o assassino profissional, o chefe do crime e o membro de gangue. Todos são humanos sem poderes especiais, mas cheios de recursos e possibilidades de interpretação.

Nós da RPGWorld, atendendo ao chamado do Rafão da Lampião, participamos do projeto auxiliando na tradução de alguns Arquétipos de personagens e da parte do Mestre de Cerimônias.

Sobre os diferenciais de mecânica de Cartel, temos o conceito de Estresse no jogo, que quando estiver cheio, exige do jogador um movimento para aliviar o mesmo, seja com violência, ou se entregando às drogas ou ainda revelando seus segredos. O tipo de droga que seu personagem pode usar também influencia no seu comportamento.

Outro diferencial interessante é em relação a Experiência, que é ganha quando um jogador rola com uma característica marcada em outro jogador, escolhido como de sua confiança, em outras palavras, quando ele usar uma rolagem em algo que confie no outro. Cinco pontos de Experiência são suficientes para Avançar com seu personagem, tendo outros movimentos que também dão XP, como os de interpretação.

Wagner Moura as Pablo Escobar in the Netflix Original Series "Narcos"

Você pode conferir o material cedido pela Editora Mapie aqui, ou pelo Drivertururpg. Assim que a versão nacional estiver sido concluída, vamos postar aqui o link para a mesma.

Experimente você também viver sob o ponto de vista do Cartel! Buena suerte, cabrón!

Gostou da matéria, quer participar, nos conte o que pensa, que personagens faria para interpretar neste cenário? Como seria a versão boca de fumo da favela?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s