Hack Lobisomem Powered by the Apocalypse – Movimentos Básicos e Especiais!

Continuando com nosso passo a passo de criação de Hacks, chegou a vez de falar adaptação de Movimentos Básicos. Já falamos antes sobre o que são movimentos e como eles são usados na AWE, mas em uma síntese muito apertada, podemos dizer, que movimentos são respostas mecânicas de gatilhos acionados pela interpretação dos jogadores. Em LpbtA vamos usar Movimentos Básicos agrupados pela motivação emocional que os jogadores querem dar aos seus personagens. Falamos das características na matéria anterior, então dê uma olhadinha lá se não estiver entendendo as Rolagens!

– Movimentos Básicos: São aqueles usados com maior frequência pelos jogadores.

  • Liberar a Fúria – Ao manifestar seu instinto primitivo, liberando sua fúria sobre um alvo, tentando gerar os seguintes efeitos, Role+FR:
    • Causar danos,
    • Usar Garras e Presas,
    • Intimidar alguém,
    • Se transformar em Crinos de forma imediata,
    • Demonstrações de força, destreza, vigor ou físico.
  • Com um resultado de 7-9, escolha um:
    • Tomar dano
    • Marcar corrupção
    • Se colocar em uma posição ruim, vergonhosa ou perigosa.
  • Com um resultado 13 ou + entre em Frenesi

  • Experimentar Gnose – Ao desvendar os espíritos ao seu redor, interiorizar sua consciência lupina e exteriorizar sua essência, tentando gerar os seguintes efeitos, Role+GN:
    • Reconhecer um local de poder (como um caern)
    • Desvendar um mistério (como charadas e enigmas) ou lembrar de algo,
    • Demonstrações de inteligência, raciocínio, misticismo ou sabedoria.
    • Se comunicar utilizando uivos e marcações lupinas.
    • Utilizar os sentidos audição e olfato na amplitude lupina.
    • Investigar ou observar um alvo, tentando descobrir algo novo.
  • Com uma rolagem de 7-9, escolha um, com 10+ escolha um e ganhe +1 para uma rolagem usando dessa informação:
    • O narrador revela o que é importante e o jogador transforma em algo útil.
    • O narrador revela o que aconteceu, está acontecendo ou pode acontecer (escolha 1)
    • O narrador revela quem ou o que está por trás dos panos.
  • Com 13 ou + Rasgue o Véu.

  • Testar Força de Vontade – Ao Marcar sua presença, mostrando o alcance de sua personalidade, a força de sua personalidade e caráter, tentando gerar os seguintes efeitos, Role+FV:
    • Persuadir um NPC a acreditar ou fazer algo,
    • Resistir a seus impulsos lupinos, ou influências sobrenaturais,
    • Descobrir as motivações do seu interlocutor,
    • Se utilizar dos seus contatos, aliados, mentores ou recursos sociais,
    • Negociar algo usando alguma coisa como moeda de troca.
    • Demonstrações de Carisma, manipulação, presença ou perseverança.
  • Com um 7-9, escolha:
    • O personagem se expõe ou revela algum segredo,
    • A fraqueza tribal ou a Maldição se manifestam,
    • Cria uma dívida, promessa ou forma de acordo ambivalente.
  • Com 13 ou + deixe uma impressão clara e inequívoca de ser um predador sobrenatural.

  • Equilibrar o Garou – Agir com Harmonia com suas partes demonstrando autocontrole e sua simbiose com gaia, tentando gerar os seguintes efeitos, Role+EQ:
    • Manter a calma em situações de estressantes (Pode ser usado em testes para evitar a Maldição e o Frenesi).
    • Parecer um ser normal e se camuflar entre humanos, lobos ou espíritos.
    • Realizar rituais, se comunicar com espíritos ou comungar com Gaia ou Luna.
    • Navegar pela Umbra, se guiando pelos caminhos espirituais.
    • Demonstrações de Força de vontade, Equilíbrio Emocional e Harmonia com o ambiente.
  • Com um resultado 10+, ganhe +1 adiante, com um resultado 7-9 ganhe +1 adiante, mas seja marcado, observado ou seguido por seres sobrenaturais (presentes ou não).
  • Com 13 ou + entre em Harano.
  • Caçar:
    • Role +FR quando perseguindo ou caçando uma presa.
      • Com 7-9, você demora um tempo, mas localiza seu alvo.
      • Com 10+, você guia a sua presa exatamente para onde deseja.
    • Role+GN quando estiver rastreado, usando seus sentidos na forma hispo ou lupina.
      • Com 7+9, escolha 1, com 10+ ambos:
        • Você amplia o espectro de audição a ponto de identificar rapidamente origem de sons a longas distâncias e em espectros muito mais amplos.
        • Você amplia o espectro do olfato a ponto de sentir cheiros antigos, seguir rastros e identificar odores muito diluídos.

  • Atravessar a Película – Quando Tentar atravessar a película, Role+GN:
    • Com uma rolagem de 7-9, a travessia é feita, mas escolha:
      • Demorou muito tempo,
      • Chamou atenção indesejada,
      • Não foi para o local pretendido.

  • Resistir – Ao enfrentar poder sobrenatural usado contra o personagem, Role+FV:
    • Com uma rolagem de 7-9, a o personagem resiste, mas não de forma incólume, o MN escolhe como ele foi afetado.

  • Metamorfosear – Quando quiser mudar entre as suas formas ou manifestar parte de uma forma, Role+EQ:
    • Com uma rolagem de 7-9, a transformação acontece, mas demora algum tempo, ficando a mercê de inimigos.
    • Com 10+ se transforma em pouco tempo ou manifesta uma característica intermediária.
  • Regenerar –  o personagem que não estiver em uma situação estressante regenera passivamente 1 ponto de dano comum a cada 10 minutos ou 1 ponto de dano agravado a cada dia. Em casos de necessidades, o personagem pode se focar em sua condição de metamorfo e regenerar sua Vitalidade. Role+EQ,
    • Com 10+, regenere 3 pontos de dano comum ou 1 ponto de dano agravado.
    • Com 7-9 regenera 1 ponto de dano comum.

  • Ajudar ou AtrapalharAo tentar ajudar ou atrapalhar um personagem que tente realizar uma ação, some ou diminua 1 em sua rolagem, 2 se houver algum vínculo entre eles.

  • Táticas de Matilha: Quando atacar em conjunto com um membro de sua matilha, adicione +FR ao invés de vínculo nos testes de Ajudar. Caso sejam mais de dois atacando juntos, o jogador que fizer a rolagem para atacar recebe +1 para cada membro da matilha que atacar junto, limitado a +4.

– Movimentos Especiais, são movimentos que todos os jogadores podem utilizar, mas normalmente ocorrem com menos frequência, como uma vez por seção:

  • Voltar à Gaia – Ao ficar com 0 de Vitalidade ou menos, Role+0. Com 7-9, você não morreu, mas está próximo, vislumbrando a umbra profunda e marcado por ela. Uma barganha será oferecida, cabendo ao jogador aceitar ou não.
    • Com 10+, apenas será marcado, mas ainda estará em uma situação complicada.
    • Com 6-, não há retorno, mas pode ser que seu último suspiro seja épico, o jogador tem direito a mais uma ação em jogo, desde que possível. Personagens com marcas de corrupção neste momento precisam se mostrar dignos de espiar seus pecados ou podem ser tentados pela wyrm.
  • Receber Renome –  Durante uma seção, o MN pode conceder Renome para os jogadores que:
    • Superarem os efeitos da corrupção, 2 pontos.
    • Tiverem um de seus vínculos evoluído por interpretação 1 ponto.
    • Tenham agido de acordo com o seu Augúrio, 1 ponto.
    • Tenham agido de acordo com a sua Raça, 1 ponto.
    • Tenham agido de acordo com a sua Tribo, 1 ponto.
    • Tenham agido de acordo com os preceitos de cada Renome, um ponto para cada item.

  • Subir de Posto – Ao participar de uma assembleia de seita, e possuir uma quantidade de renome igual ao seu próximo posto vezes sete, você pode receber marcações espirituais e evoluir como garou. Subtraia seu do seu renome uma quantidade de pontos igual ao próximo posto vezes sete, aumente seu posto em 1 e Escolha dois:
    • Receber um movimento de Tribo, Augúrio ou Raça. (pode escolher duas vezes)
    • Some +1 a uma de suas Características. (Máximo de +3) (1x)
    • Receba mais uma evolução no seu conceito ou mais uma Habilidade. (1x)
    • Se possuir Ritos, aprende mais um Ritual. (sempre)
    • Por dois pontos, pode Receber um movimento de uma lista restrita.

  • Manutenção da Seita – Quando gastar um algum tempo se dedicando à manutenção do território do caern, aos rituais da seita, aos pedidos do totem do caern, à realizar tarefas para o alfa, receba +1 de preparo para ser usado em uma rolagem qualquer. A cada assembleia pode ser acumulado 1 de preparo, mas a cada rolagem, só pode ser gasto 1.

Resultado de imagem para silent strider

Estes são os Movimentos Básicos e Avançados para LpbtA e com eles, esperamos cobrir a maior quantidade possível de ações dos personagens através de suas motivações, mas ainda temos muito chão pela frente, ainda precisamos falar de combate, de testes de conhecimentos, de equipamentos e muitos outros. Na próxima matéria, vamos falar sobre antecedentes e mais algumas coisinhas.

Esse post ainda pode sofrer revisões, então, entre em contato e nos mande suas ideias, suas opiniões e o que mais quiser!

2 comentários sobre “Hack Lobisomem Powered by the Apocalypse – Movimentos Básicos e Especiais!

    • Vou tentar continuar ainda, mas eu recomecei. Achei melhor mudar o paradigma de adaptação crua para algo mais incrementado saca? Fazer um hack que seja uma homenagem e algo novo. Quero aproveitar o material que eu estou fazendo para outros projetos depois, como cenário próprio.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s