Criando um Apocalipse

Falamos de muitos jogos de RPG Powered by The Apocalypse, uma engine criada para um jogo com temática de sobrevivência e horror situado um pouco depois que o mundo foi destruído, mostramos variações desse sistema e cenário, como o Legacy, que se passa muitos anos depois da destruição de uma raça dominante, Urban Shadows, que se passa na atualidade ou Dungeon World, que se passa em uma idade média com magia e fantasia.

Resultado de imagem para armagedom

E que tal agora falar de como situar suas aventuras usando o Armagedom como referencial temporal? Que tipos de aventuras esperam seus personagens antes, durante ou logo depois do Apocalipse? Vamos usar um conceito simples de cenário moderno e atual e pontuar situações a partir desse cenário, sugerindo temas interessantes para inspirar suas aventuras. Atente-se para os tipos de apocalipse e as possíveis histórias, afinal, uma doença super letal ou radiação são diferentes de aliens conquistadores e de deuses antigos retornando. Esse fator de ficção é o gatilho para suas aventuras.

  • 1 dia antes do Apocalipse:
    • Ainda há chance de impedir que o pior aconteça, tentando adiar, impedir ou reverter a catástrofe vindoura.
    • Não é possível deter o fim, mas sim juntar recursos para tentar sobreviver e salvar seus entes queridos, localizar um abrigo ou refúgio seguro para esperar o pior passar.
    • Escapar do fim ou, de alguma forma, se aproveitar da situação, ou ainda se juntar aos vencedores.
  • No Apocalipse:
    • Sobreviver, sobreviver, sobreviver, sobreviver.
    • Tentar reverter a situação ao status anterior, impedir que o processo de destruição do mundo se conclua e salvar o que puder do mundo.
    • Se entregar à mudança e viver o fim com intensidade, fazendo parte do armagedom e se entregando aos desejos e instintos.
  • 1 dia depois do Apocalipse
    • Buscar entender esse mundo destruído, ou buscar o que resta da sociedade, explorar os restos do mundo.
    • Achar mais sobreviventes e se manter vivo, enquanto coletam recursos e criam uma nova comunidade.
    • Continuar o evento do apocalipse, expurgando o mundo que resta para que um novo e imaculado surja no lugar.
  • 1 ano depois do Apocalipse
    • Buscar seu novo lugar nesse mundo não mais dominado por seres humanos.
    • Tentar construir uma sociedade começando com comunidades menores.
    • Achar mais sobreviventes, entender o que aconteceu e em que situação está o mundo.
  • 10 anos depois do Apocalipse
    • Explorar as ruínas da civilização, buscando recursos, tentando resgatar tecnologias ou restaurar antigos artefatos humanos
    • Dominar uma comunidade, expandir territórios e recursos, sobreviver e conquistar.
    • Lidar com outros grupos de sobreviventes, com novas formas de sociedade e de culturas criadas.
  • 100 anos depois do Apocalipse
    • Restaurar e resgatar antigos artefatos humanos, conhecimentos antigos e perdidos e os milagres do passado.
    • Participar da nova ascensão humana, ou sobreviver ao seu declínio, ou ainda  enxergar o mundo como o último humano.
  • Mais de 100 anos depois do Apocalipse
    • Tudo pode acontecer, a humanidade como conhecemos hoje vira um pano de fundo como antiga civilização, donas de tecnologias, culturas, costumes estranhos e alienígenas.

CRIAÇÃO!

O mundo continuava seu caminho e os seres humanos suas vidas, até que surgiu algo…, inicialmente parecia ser uma doença mutagênica, algumas pessoas se transformando ou adquirindo habilidades estranhas, definhando e morrendo logo em seguida, mas começou a se alastrar. Em poucas semanas a doença da Mana estava cobrindo metade do planeta, governos se acusam, religiões pregavam o fim, países inteiros ruíam em questão de dias. O caos e a morte corriam juntos por todos os cantos, se aproveitando da Mana e se fortalecendo.

A doença não foi mapeada, não deu tempo, o que se sabe é que quem contraía a Mana passava por modificações físicas intensas, seu corpo se transformava em algo que lembrava contos de fadas, pernas e cabeças de animais, asas, capacidades de levitação, cuspir fogo e por aí vai, os poucos que sobreviveram ao processo perderam sua mente, se transformando em bestas desumanas e sedentas por sangue e carne.

Resultado de imagem para magic destruction

No meio disso tudo, os personagens jogadores, que foram afetados pela Mana e sobreviveram, adquirindo habilidades e sequelas.

  • 1 dia antes do Apocalipse: Os jogadores se descobrem doentes com Mana e começam a sofrer as transformações, hostilizados por todos, tentam entender o que acontece e reverter sua situação.
  • No Apocalipse: Caçados como monstros, infecciosos e aprendendo sobre sua nova condição, os jogadores têm que se decidir sobre o que fazer, como encarar suas famílias, o preconceito e seus próprios medos enquanto tentam sobreviver
  • 1 dia depois do Apocalipse: Quando tudo que conheciam acaba, sobrando poucos humanos e muitas bestas, o que fazer, quem procurar, quem confiar e como sobreviver são dilemas imediatos.
  • 1 ano depois do Apocalipse: Depois de sobreviver a duras penas e conseguir de alguma forma uma estabilidade no caos, chegam os problemas como outros sobreviventes, outros seres humanos e outras coisas que também precisam de recursos e criam suas sociedades.
  • 10 anos depois do Apocalipse: Sua cidade está em risco, os novos senhores do mundo não gostam de meio humanos e não aceitam mais a presença de vocês. Fugir para local incerto ou ficar e lutar? Buscar recursos no passado para enfrentamento ou tentar soluções diplomáticas? E quando as respostas para essas perguntas criam conflitos e tensão dentro da comunidade?

Esse é um exemplo de criar um apocalipse para seus jogadores, em um cenário de horror fantástico, onde magia significa morte certa.

Gostou? Tem outras ideias? Divida sua experiência conosco e nos conte como você levaria o Fim do Mundo para sua mesa de rpg?!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s