Hack Lobisomem Powered by the Apocalypse – Adaptando o sistema!

Continuando com nosso passo a passo de criação de Hacks, chegou a vez de falar adaptação de sistemas, se você chegou aqui, imaginamos que você conhece o Mundo das trevas e o StoryTeller ou o Apocalypse World Engine. Se você não conhece, sugerimos imensamente que você procure a respeito e leia o livro básico de Lobisomem o Apocalipse, que é o cenário que estamos adaptando e um rpg que use o AWE, como o Dungeon World disponível em português. O que os dois sistemas tem em comum é o foco na história, em ambos os casos as regras são voltadas para uma construção de história fluida e com regras focadas em criar boas narrativas. As semelhanças se encerram aí.

Não vamos adaptar regras de ST, e sim adaptar os conceitos de cenário para  AWE, trazendo regras para emular este cenário. Já falamos sobre mecânica, rolagens, movimentos e outras facetas da AWE, então vamos pular direto para os elementos básicos do Hack. Não vamos falar de Movimentos neste momento, eles vão ter uma matéria especial, diferente, talvez duas, vamos apenas apresentar as coisas que vão ter na sua ficha. Lembramos que é uma experiência diferente dos dois jogos, em jogos AWE, a criação de fichas, costuma ser muito simples e em ST, muito demorada (mas muito prazerosa), em LpbtA vai haver um meio termo com escolhas significativas.

Resultado de imagem para Werewolf apocalypse

  • Características Básicas: São os índices utilizados nas rolagens, que agrupam conceitos de ações que podem ser realizadas pelos personagens dos jogares. Os valore vão variar de inicialmente entre -1 e +1 e podem ir até de -2 até+3. Esses números são adicionados em rolagens de Movimentos.
    • – Fúria (FR): ligada à violência, a vontade de ferir, instinto primitivo, impulsionando para a frente.
    • – Gnose (GN): ligada à introspecção, sabedoria, misticismo, trazendo conhecimentos de dentro da alma.
    • – Força de Vontade (FV): Capacidade de resistir a tentações, fazer valer seu autocontrole e sua vontade humana sobre seus instintos.
    • – Equilíbrio (EQ): Sua pureza, sanidade, afinamento com os ensinamentos de Gaia, Luna e respeito à Litania.
  • Posto: Característica que demonstra a experiência, evolução e reconhecimento desse lobisomem no mundo sobrenatural, indo de 0 até 6, de filhote até lenda, mostra a hierarquia entre os Garous, usado como marcação espiritual, gerando uma aura de respeito e poder. Rolagens envolvendo interações sociais com outros Garous e espíritos recebem +1 caso o alvo da rolagem seja de um posto menor ou -1 caso seja maior. O posto é aumentado com o movimento Subir de posto, sendo necessário tem um valor em Renome de 7x valor do posto para o qual quer subir (7, 14, 21, …). Renome: Marcações de conquistas e experiências dos lobisomens, o renome é ganho ao final de cada seção, sempre que o jogador realizar uma das ações descritas abaixo. Outras ações no mesmo contexto podem ser negociadas.
    • Glória: Demonstrar Bravura frente a situações perigosas, participar de um desafio justo, derrotar uma ameaça real, salvar um local sagrado. Perde Renome se recusar pedidos da seita, for acometido pelo frenesi, não auxiliar um caern em perigo, atos que causem a morte de outro lobisomem.
    • Honra: Proteger um caern, prestar serviços regulares para a seita, celebrar rituais, proteger humanos e lobos, proteger o véu, ser verdadeiro, suportar tortura para proteger os garous. Perde renome se desrespeitar assembleias, não proteger humanos e lobos indefesos, agir mal com outras tribos, não prestar serviços mensais para a seita, rasgar o véu.
    • Sabedoria: Aprender um novo ritual, criar um amuleto, curar um garou com altruísmo (fora da sua matilha / seita), dar conselhos que ajudem, achar fetiches perdidos, invocar um Incarna, revelar a wyrm, proferir profecias que se cumpram, derrotar uma ameaça sem danos aos garou. Perde renome se sucumbir a um frenesi, faltar assembleias sem motivo, ter más relações com parentes, enfrentar perigo mortal sem ajuda, quebrar fetiches.
  • Augúrios: Característica que denota seu papel em uma matilha, adicionando uma lista de Movimentos. Ao realizar o seu papel de acordo com as expectativas de Luna, você é bem visto e mais respeitado. Ao final de uma seção, personagens que interpretarem seus augúrios podem receber Renome extra.
    • Ragabash: Trapacear um inimigo, questionar tradições que impeçam a luta contra o apocalipse, usar truques para lembrar dos outros augúrios seus papeis, levar a humildade aos garous, trazer a evolução pela desordem.
    • Theurge: Usar os ritos, estreitar laços com espíritos, criar uma vidência, pesquisar as tradições e revelar seus significados, criar uma ligação com os seres da umbra, atuar como curandeiro e xamã.
    • Philodox: Atuar com mediador entre disputas de garous, ser um guardião das tradições e costumes, ser um conselheiro para os outros, defender a litania, liderar em tempos de paz.
    • Galliard: Impressionar os inimigos com sua atuação, ser um amante das tradições, atuar como historiador, bardo ou profeta, animar os colegas nas lutas, criar novas obras que contem lendas atuais ou rementem as da antiguidade, transformar a fúria em algo produtivo.
    • Ahroun: Guerrear com os inimigos de gaia, agir como protetor das tradições, agir com ferocidade e coragem contra os inimigos dos garous, proteger os mais fracos ou indefesos. Não fugir frente a perigos ou terrores, superar inimigos mais poderosos, salvar aliados da morte certa.
  • Antecedentes: Um tipo diferente de Movimento. Ao criar um personagem, o jogador pode escolher 2 movimentos da lista de Antecedentes, limitado por sua Tribo. Diferentes dos outros movimentos, esta lista está disponível apenas durante a criação do personagem só pode ser aumentada ou alterada pela interpretação do jogador: Aliados / Ancestrais / Fetiche / Raça Pura / Recursos / Ritos / Totem / Tribo. 
  • Raça: Característica que denota a forma de nascimento do Garou, limitando a Lista de Habilidades Iniciais possíveis, adicionando uma nova lista de Movimentos e marcando a forma básica do personagem, além de seu comportamento. Interpretação da Raça rende Renome: Hominídeo / Lupino / Impuro.
    • No caso dos impuros, o jogador vai adicionar à sua ficha uma deformidade, na aparência e colocar a mesma nas marcas de corrupção, junto com uma penalidade em um tipo de rolagem associada. Ex.: Albinos se queimam se expostos a luz do sol e recebem -1 em rolagens de trato social, ou Mancos recebem -1 constante em corridas e rolagens que envolvem o uso da perna faltante.
  • Tribo: Agrupamento cultural e patronos iniciais do personagem, introdutores da cultura garou ao personagem e espécie de lobisomem com quem divide pontos de vista, experiências e principal fonte de Movimentos do personagem: Andarilhos do Asfalto, Crias de Fenris, Fianna, Filhos de Gaia, Fúrias Negras, Garras Vermelhas, Peregrinos Silenciosos, Presas de Prata, Roedores de Ossos, Senhores das Sombras, Uktena, Wendigo, Portadores da Luz Interior.
  • Formas: O Lobisomem possui  5 formas incluindo sua forma racial, cada uma delas dá um bônus em um tipo de movimento básico e restringe outros que podem ser utilizados: Hominídio, Glabro, Crinos, Hispo e Lupina.
  • Vitalidade: Marcação de condição de Vida atual do personagem, podendo ser reduzido caso sofra danos físicos, espirituais, sobrenaturais ou de outra fonte. os danos podem ser considerados Comuns ou Agravados, comuns são aqueles de orgiem natural  para os lobisomens e os agravados aqueles especialmente letais para os lobisomens, como prata, radiação ou aqueles especialmente traumáticas como um corte de serra elétrica, ou queimadura de laser. O dano Comum pode ser regenerado facilmente pelo lobisomem com o passar do tempo ou se concentrando, já o agravado depende de rituais especiais ou muito tempo.
  • Conceito e Habilidades: Os personagens possuem talentos, perícias e conhecimentos adquiridos em sua vida que concedem bônus em rolagens específicas envolvendo aquela habilidade, por exemplo Computação. Ao criar o seu personagem, o jogador deve escolher 1 conceito e 3 assuntos ligados ao mesmo. A palavra final sobre as habilidades e o rótulo é do Mestre Narrador, podendo ser adicionados ou trocados quando o garou passa de posto.
  • Aparência: Descrição feita pelo jogador de seu personagem, geralmente associado à sua Raça.
  • Equipamento: Itens importantes e bens que carrega consigo, não refletindo necessariamente a sua riqueza e sim seus pertences naquele momento. (maiores descrições no futuro)
  • Vínculos: Principais interações do personagem com outros jogadores e NPCs de suma importância, como aliados, totens ou inimigos jurados. (maiores descrições no futuro)
  • Marcas de Corrupção: Sempre que a Wyrm (ou a Weaver) tocar no cerne do garou, ela deixa uma marca, em sua carne e espírito, que deve ser descrita em sua ficha. Veja mais!
  • Totem: Patrono espiritual da Matilha, descrevendo o que ele pede e os poderes que ele concede àqueles dignos de sua atenção. (maiores descrições no futuro)
  • Rituais Conhecidos: Lista de rituais que o garou sabe executar com maestria.

Resultado de imagem para silent strider

Neste momento, você já sabe o que vai ter na sua ficha e o que significam, na nossa próxima matéria desse passo a passo, vamos te mostrar os Movimentos, o que todos os jogadores vão fazer.

Esse post ainda pode sofrer revisões, então, entre em contato e nos mande suas ideias, suas opiniões e o que mais quiser!

Um comentário sobre “Hack Lobisomem Powered by the Apocalypse – Adaptando o sistema!

  1. Pingback: Hack Lobisomem Powered by the Apocalypse – Movimentos Básicos e Especiais! | RPGWorldsite

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s