Papel dos Movimentos do Mestre

Já falamos o que faz o Mestre de cerimônias, Narrador, Mediador, Contador de histórias, a pessoa que conduz a história e a transforma em um jogo de RPG, em resumo, ele conta a história dos personagens, enchendo suas vidas de desafios e aventuras. Conversamos sobre os Princípios e a Agenda do mestre que regem suas ações e sobre como montar as Frentes de Aventuras e perigos para suas aventuras e agora, vamos falar de como fazer isso tudo funcionar em jogo!

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, telefone

Homenagem do Jogo Magic ao desenho Caverna do Dragão

Sempre que os jogadores olharem para você, esperando que você fale algo ou responda à sua interpretação e atitudes, ou sempre que eles tiverem uma falha em uma rolagem, quando estiver diante de uma oportunidade de ouro, ou ainda, quando o foco na trama estiver decorrendo, você deve fazer um movimento! Obviamente, lembre-se que interações sociais simples, conversas ao redor de uma fogueira, negociações com um vendedor, um cortejo ou ainda uma leitura que um personagem faz também são cobertas pelas regras e movimentos, não apenas as lutas!

Movimentos, são a parte da mecânica que explicam o que você está introduzindo na ficção, causar dano é o nome do Movimento que o narrador faz quando o anão guerreiro erra o golpe com o martelo, ficando à mercê do orc com seu machado que imediatamente, perfaz um golpe vertical, acertando o flanco do herói, abrindo um sulco em seu braço e tronco, ao mesmo tempo que o empurra para lado, deixando-o caído, furioso e dolorido.

Os Movimentos do mestre, diferentes dos movimentos dos jogadores, são uma relação de situações que podem ser incluídas no jogo e que fazem com que a história avance, podendo ser divididos em tipos, normalmente Leves, Pesados, de Perigo (ameaças, locais, monstro, etc.) e Especiais. Qualquer movimento pode ser encaixado em qualquer uma dessas classificações, a diferença é a consequência em jogo que eles deixam:

– Movimentos Leves são aqueles movimentos que não apresentam repercussões imediatas não definitivas, uma situação ruim, mas que ainda pode ser evitada. Ao ignorarem Movimentos Leves, os mesmos criam oportunidades de ouro para que surja um movimento Pesado.

– Movimentos Pesados são aqueles em que algo acontece e não pode ser evitado, precisa de uma atitude imediata ou a consequência já é lidar com o mesmo, como dano. Ao usar um Movimento pesado, lembre-se que você é fã dos jogadores e não seu carrasco, um movimento pesado pode ser trocado por um leve, se o mesmo combinar mais com a Trama e a ficção.

– Movimentos de Perigo são aqueles derivados dos monstros, locais de perigo ou situações especiais, usados normalmente como improviso, armadilha ou para dificultar ainda mais uma situação, especialmente recomendados para quando houver explorações em locais desconhecidos.

– Movimentos Especiais são movimentos criados para uma aventura em especial ou reservados para aumentar a imersão em um jogo, como um movimento que ocorre sempre que o sino do templo antigo toda, ou sempre se sentirem observados ao tentarem se locomover por uma cidade. Devem ser reservados para dar o tema da história e não acionados levianamente.

Sempre termine suas descrições de movimentos com “O que vocês fazem”, um gatilho para demonstrar que sua parte acabou e deixando claro que a consequência daquela situação depende exclusivamente da ação ou inação dos jogadores e não determinação sua. A princípio, pensar na ficção, encaixar nos princípios e na agenda e pensar em mecânicas e devolver a ficção, parece complexo, mas depois de poucas seções, isso entranha no seu modo de jogar e se torna natural.

A Bola de neve de movimentos é uma situação normal e natural desse modelo de narração, pois anotando as falhas e consequências das falhas dos jogadores e dos perigos, os mesmos vão se encaixando na narrativa e retornando durante depois conforme for encaixando na história. Aquele goblin que fugiu da flechada chamou uma tropa, aquele aldeão que morreu durante o combate na cidade era amigo do cavaleiro ou do prefeito, aquela tentativa frustrada de arrombar o cofre deixou pistas sobre o ladino e por aí vai.

Por fim, deixamos a mensagem de que os movimentos não são apenas mecânicas que acontecem depois das rolagens e sim eventos ficcionais que ocorrem com os personagens dentro do mundo de aventura.

Resultado de imagem para dungeon master gary

Graphic Novel homenageando um dos criadores do D&D

 

Você acha que existem outras classificações de Movimentos do mestre? Ou uma definição variante ou ainda uma jeito diferente de ser mestre usando o AWE? Conte pra gente!

 

2 comentários sobre “Papel dos Movimentos do Mestre

  1. Pingback: Hack Lobisomem Powered by the Apocalypse – Contando as histórias | RPGWorldsite

  2. Pingback: O Que Vocês Fazem? | RPGWorldsite

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s