Narrando em Eventos

Como já dissemos antes, eventos são um ótimo lugar para jogar rpg, mas se você está indo para ser o mestre / narrador de algum jogo, é importante ter algumas coisas em mente. Não vamos aqui discutir qual seria o melhor sistema para narrar em um evento, pois, qualquer um dos sistemas que usam AWE são rápidos e simples, ideais para aventuras jogadas nessas ocasiões.

O ideal é que o mestre leve uma aventura já estruturada, com alguns elementos já demarcados e ou algumas frentes de perigos já escolhidas para agilizar os procedimentos, assim como personagens já prontos e vínculos já escolhidos. Ideal para facilitar, mas caso queiram tentar algo mais orgânico, criar personagens na hora, também pode ser feito. A aventura a ser narrada deve ser simples e com um ou dois focos apenas, como apenas intriga, ou apenas ação ou terror, misturar focos pode ser complicado para se administrar e para os jogadores acompanharem.

Não precisamos dizer, que é por conta do mestre o material a ser usado, como papéis, lápis, borracha, fichas, dados e etc, mas lembre-se que imprevistos sempre acontecem, por isso, tenha sempre mais um dado ou mais lápis e umas fichas extras para o caso de necessidade. O controle do que vai e como vai ser jogado pertence ao narrador, mas o mesmo deve ser sagaz o suficiente para tentar satisfazer as ânsias dos jogadores, afinal, a melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.

A divulgação da sua mesa, em geral, fica por conta dos organizadores dos eventos, mas não fique limitado, faça você também a sua propaganda, com algumas explicações sobre possíveis aventuras e sobre o sistema que vai usar. Lembre-se sempre de variar no seu público, mestre para diferentes jogadores de diferentes crenças, sexos, idades, etnias, etc. Essa variedade é boa para você, para o sistema e para aqueles que querem participar, a pior coisa que pode acontecer em uma mesa de RPG é o preconceito ou o desrespeito, que vai contra tudo o que o RPG simboliza.

Por fim, lembre-se sempre, que a proposta tem que ser divertida, os jogadores ao terminar a sua história devem ficar com um gostinho de quero mais, com vontade de jogar mais aventuras. Esse ponto pode ser o mais complicado, mas mesmo assim, é o cerne do mestre, chegar ao final, com seus jogadores e ter construído uma boa aventura.

18952586_452311855126529_8347301037041242989_n

Gostou? Tem outras dicas? Divida sua experiência conosco e nos conte o que pra você é importante para um mestre sempre levar para eventos!

8 comentários sobre “Narrando em Eventos

  1. Sempre jogo RPG mas nunca tive chance de ir a um evento, bem como nunca joguei um RPG presencial, sendo sempre através de sites ou por voz. Mas apesar de tudo, esse post acaba também auxiliando um pouco a como narrar um RPG em si, mesmo que não seja em eventos, e por tanto foi bem útil para mim.

    Curtido por 1 pessoa

    • Fico muito grato em saber que a postagem te lhe foi útil. Narrar em eventos não é tão diferente de narrar em uma mesa de amigos, mas algumas dicas como ter tudo pronto e saber que o tempo é limitado, ajudam muito aqueles que não tem experiência. Quanto a nunca ter jogado presencialmente, tente mudar isso, vá a um evento, procure um grupo. Se estiver no RJ, posso sugerir alguns eventos, inclusive aqueles que narro.

      Curtir

      • Eu moro em SP, e aqui não falta eventos de RPG, porém sou novo (14 anos), e meus pais estão sempre ocupados trabalhando, dificultando a possibilidade de que eu tenha chance de participar, tendo em vista que eles são meios rígidos quanto a sair de casa. Vou esperar um pouco até me tornar um pouco mais independente, e quando isso acontecer vou ir a todos os eventos de RPG que ouvir falar, pois jogar RPG é definitivamente meu hobby favorito. 🙂

        Curtir

      • Isso ai, realmente, para ficar saindo sozinho aos 14 é muito complicado, mas nem por isso não existam eventos nos fins de semana, ou ainda juntar um grupo depois das aulas ainda na escola / colégio. Mantenha a atitude positiva, dificuldades como essa podem ser superadas, Role +CAR para convencer seus pais a jogar com vc!

        Curtido por 1 pessoa

  2. Pingback: Jogamos Simple World | RPGWorldsite

  3. Pingback: Princípios do Jogo e Agenda do mestre | RPGWorldsite

  4. Pingback: Papel dos Movimentos do Mestre | RPGWorldsite

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s