Simple World – Faça Você Mesmo

Como já discorremos em outras situações, jogos PbtA tem elementos em comum que definem a AWE. Mas como podemos aplicar esses elementos em nossos jogos?

A Game Designer Avery Mcdaldno criou um meio de possibilitar o uso rápido e simplificado através do Simple World, um hack genérico das regras que rapidamente pode criar seu RPG personalizado e único.

Imagem do repositório Pinterest <http://bit.ly/2qLVeHJ&gt;

O livro é orientado para adaptar as regras conforme o cenário for sendo montado pelos jogadores, então, a primeira coisa que todos que forem jogar devem ter em mente é o que vamos jogar? Fantasia medieval, sobrevivência zumbi, drama adolescente, ou tudo junto numa fantasia zumbi adolescente!

Definido o tema, devem ser escolhidas características pertinentes ao jogo, que reflitam os tipos de ações de acordo com certas tendências e nomes apropriados ao cenário em questão.

Seguindo em frente, vem as personalizações da Agenda, Princípios do jogo e Movimentos do Mestre, ou ainda, as razões porque jogam, a forma de conduzir o jogo e como fazer isso acontecer.

Em seguida, passa para o Relacionamento entre os personagens e como ele deve ser abordado pelas regras, podendo ser incluído de várias formas diferentes dependendo da experiência que se procura.

Passando para os personagens, começando com a ficha de acordo com as regras antes estabelecidas, o livro foca no conceito que os jogadores querem interpretar e como criar isso pelas regras. Cada personagem também escolhe um grupo de movimentos que reforça esse conceito escolhido e estabelece um formato de Experiência.

No capítulo seguinte, o foco é na forma de jogar, estabelecendo a conversa e os movimentos básicos além de novos conceitos, como Recursos, Dano, Bônus e XP, todos de forma superficial, respeitando a possibilidade de adaptação.

Parte importante do sistema é descrita em sequência, os Perigos e as Ameaças, que fazem o jogo ser mais divertido e cria ganchos para sessões futuras, transformando as aventuras em uma saga!

Finalizando o roteiro, existem dicas para o mestre  sobre preparação de aventuras, como e quando exigir uma Rolagem, uma forma de inserir suas decisões em jogo prezando a ficção sem desrespeitar os jogadores e como lidar com a morte do personagem

Nosso Blog recebeu a autorização do Tradutor do jogo, um dos nossos fundadores, a disponibilizar gratuitamente esse material para uso. Aproveite!!

Simple World – Livro de Regras

Hey Studio

Imagem do repositório Pinterest <http://bit.ly/2rgX1Iv&gt;

Quer transformar sua ideia em um livro de regras e cenário, contribua com nosso blog, suas ideias e opiniões são importante para gente!

 

6 comentários sobre “Simple World – Faça Você Mesmo

  1. Pingback: RPG como Ferramenta Lúdica | RPGWorld

  2. Pingback: O que é um RPG Indie? Por onde eu começo? | RPGWorldsite

  3. Pingback: Jogamos Simple World | RPGWorldsite

  4. Pingback: Jogamos Lobisomem Powered by TheApocalipse! | RPGWorldsite

  5. Pingback: Hack Lobisomem Powered by the Apocalypse – Introdução | RPGWorldsite

  6. Pingback: Frentes de Aventura | RPGWorldsite

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s