Relacionamentos entre os personagens

Na maioria dos jogos de RPG de mesa, existem um narrador e alguns jogadores. Essa dinâmica não é obrigatória, mas é a mais comum e normalmente a mais bem aceita. Você se reúne com seus amigos para contarem histórias e viver aventuras juntos.

Para esta fórmula dar certo, é normal que o grupo de personagens dos jogadores tenham algum tipo de vínculo, uma história passada ou construída ou que se conheçam e estejam ligados. Quem já jogou RPG em outros sistemas geralmente teve uma aventura introdutória na qual seus personagens se conhecem e estabelecem esse vínculo, como em Dungeons e Dragons, a aventura da Taverna, ou em Lobisomem o Apocalipse, na aventura de criar a matilha, ou ainda em PSI*RUN, onde os personagens acordam juntos em um local desconhecido e se desconhecem.

Em jogos com o selo PbtA, esse relacionamento entre os personagens é feito por uma mecânica bastante variável entre os títulos. Pode ser uma característica de socialização, pode ser um elemento que reforça o Background, pode ser um movimento especial que aumente ou diminua seu nível de relacionamento ou ainda pode ser uma simples anotação de quem você conhece e como se relacionam.

Esses vínculos pré determinados ou ainda em construção Influenciam a História daquele personagem, o Background mencionado anteriormente, pontuando passagens em seu passado, a forma hostil ou amigável como ele se relaciona com os personagens jogadores e do mestre e até mesmo como ele pode ter conseguido certos recursos. Transformam pessoas aleatórias em um grupo e se manifestam em jogo quando os personagens se ajudam ou se atrapalham.

CRIAÇÃO!

Vamos fazer um exercício de imaginação agora, mostrando a importância dos relacionamentos e criar personagens para um RPG PbtA instantâneo.

Optamos por usar American Gods como referência de Cenário.

– Fantasia – Os deuses existem e andam entre nós, seus poderes são resultado direto da crença de seus fiéis e eles estão em guerra para ver qual ou quais divindades vão prevalecer no mundo atual.

– Mecânicas – É necessário criar uma mecânica para os milagres e para a crença dos fiéis, além disso, é importante criar facções entre os deuses e motivações para entrar ou fugir da guerra.

– Cenário – Os jogadores vagam pelo mundo atual, buscando reacender ou criar um novo culto que lhes dará poder e os fará grandes, ou ser fadados ao esquecimento e à morte. É importante ser bem relacionado e criar um grupo que será o novo panteão!

– Regra de Relacionamentos:

  • Cada deus terá um grupo de características chamado de panteão, na qual terão a anotação da forma como se relacionam com outros deuses, sejam Jogadores ou personagens do mestre: Amor, desejo, ódio, rivalidade, dívida, vingança, acordo, etc.
  • Em momentos épicos de enfrentamento entre as facções de deuses, façanhas realizadas podem transformar também um relacionamento em uma Lenda, que será difundida entre os fiéis e aumentando o poder dos deuses participantes da mesma.
  • Esse relacionamento poderá ficar mais forte ou mais fraco no decorrer da aventura, permitindo auxílios, milagres e terminando criando uma Lenda, elemento que aumentará a crença de fiéis.

Pronto, as Lendas são produtos do relacionamento entre os deuses ou da superação de perigos, obstáculos ou situações criadas para derrubar um deus, esses relacionamentos são o cerne das histórias, seja entre personagens, fiéis ou outras facções e através deles novas mitologias serão criadas!

Gostou, quer ver como se relacionaria Susanoo e Balder, ou o novo deus da mídia e o antigo deus das histórias? Como Afrodite se relacionaria com Tupã? Comente como você faria o seu Panteão!

Quer transformar essa ideia em um livro de regras e cenário, contribua com nosso blog, suas ideias e opiniões são importante para gente!

Um comentário sobre “Relacionamentos entre os personagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s