Com que Classe eu jogo?

Em jogos PbtA o jogador ao fazer a sua ficha, em geral, ele escolhe uma classe e a partir do seu preenchimento, ele vai trazendo seu personagem à vida. Mas o que significa essa escolha? Significa acesso a movimentos especiais e exclusivos, poderes de Nicho, em letras maiúsculas, porque esse é o significado de escolher uma classe em jogos AWE.

classes.png

Nicho, pode ser definido como mais do que classe ou arquétipo, é um grupo de conceitos específicos que orientam o crescimento e o desenvolvimento daquele personagem, além dos poderes, origens, formas de relacionamento e modo de encarar o cenário. Exemplificando, o bárbaro de Dungeon Worlds é o forasteiro selvagem sedento por batalhas. O seu nicho envolve combates constantes, uma busca de sua paixão (glórias, conquistas, prazeres, poder, etc), força e músculos, a estranheza de uma terra distante. Tudo isto junto, de uma só vez, ao mesmo tempo, em uma única pessoa e em uma pessoa única.

O que todos os jogos AWE tem em comum é que os personagens tem uma inspiração e movimentos temáticos que funcionam em conjunto criando a sensação de ser único e inserido dentro do cenário e interagindo com os outros.

CRIAÇÃO!

Vamos fazer um exercício de imaginação agora, sem usar o conceito de classes existentes ou estereótipos e criar personagens para um RPG PbtA instantâneo.

Optamos por usar Magic The Gathering como referência de Cenário.

– Fantasia – A magia é real e acessível a todos que a despertem. Alguns magos especiais despertam também a Centelha, capacidade de viajar entre dimensões

– Mecânicas – É necessário criar um Grimório geral, dos quais os jogadores escolhem suas magias (baralho) e pelo menos um movimento para Mana (terrenos) e uma característica para controlar essa mana.

– Cenário – os jogadores serão impelidos pelas conquistas de reinos e recursos além da curiosidade sobre a magia, cada pessoa no mundo que despertar magia, também desperta uma necessidade de conquista, descobrimento e empoderamento.

– Nichos:

  • Alvo: Trazer a ordem ao mundo; Curar e proteger os que precisam; Iluminar as trevas.
  • Rubro: Caos é o estado natural das coisas; Obstáculos devem ser explodidos, queimados e arrasados ao pó; Emoções não devem ser guardadas e sim usadas.
  • Negro: Ambição por poder, não importa o custo; A morte é apenas um empecilho, ou não; Medo é uma arma; Nada fica morto para sempre.
  • Índigo: Buscar o conhecimento, Criar e desvendar ilusões, Controlar, enganar e trapacear aqueles que ficarem em seu caminho; Estratégias acima da força.
  • Primevo: A natureza proverá; Tudo muda, tudo cresce, tudo é dominado; Ser  selvagem e instintivo são necessidades para se manter vivo; Seja um predador, ou seja uma presa.

nichos.png

Pronto, não existem Classes e sim, Naturezas de comportamento em cada tipo de personagem e na forma de lidar com o cenário.

Gostou, quer que criemos um Dourado? Exaurido? Pentacolor? Planeswalker? Sugira o seu personagem. Comente como você faria os seus personagens!

Quer transformar essa ideia em um livro de regras e cenário, contribua com nosso blog, suas ideias e opiniões são importante para gente!

2 comentários sobre “Com que Classe eu jogo?

  1. Pingback: As Mecânicas do Jogos PbtA | RPGWorld

  2. Pingback: Aventuras Ancestrais – Quando cartas, história e RPG se encontram | RPGWorldsite

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s